Infelizmente mesmo durante as brincadeiras de criança os sintomas do TDO manifestam-se. Ontem meu filho estava brincando de esconde-esconde e ficou nervoso porque não achou todos os amiguinhos. Não precisa ter um bom motivo para ficar nervoso. Ainda bem que conseguiram acalmá-lo facilmente. Parece estranho isso, mas é assim que ocorre. São pequenos motivos que fazem vir à tona o nervosismo.
Não só nas brincadeiras, mas toda vez que faz uma atividade que existe competição ele acaba nervoso. A criança com TDO não aceitar perder, tem dificuldade para lidar com a frustração. Eu converso muito com ele sobre isso e faço-o entender que não existe motivo para ficar nervoso quando o objetivo é a diversão com amigos. Um dos médicos que consultei pediu para não colocá-lo em esporte de competição, mas que dependam só dele, como por exemplo, a natação e andar de bicicleta.
Vocês entendem que o TDO não é só uma questão de limites? É um problema emocional profundo que precisa ser trabalhado ao longo do tempo e com muita paciência. Por isso é preciso da ajuda de profissionais. A psicóloga do meu filho me ajuda muito e eu não sei se teria conseguido entender tudo que engloba o problema do TDO se não fosse ela. Muitas vezes ela precisou pedir para eu mudar alguma atitude e não meu filho. O resultado positivo depende da criança e da família que convive com a mesma, por isso é complicado.
Mas se você tiver fé e paciência, conseguirá superar e seu filho ficará melhor
com o tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário