Conheçam meu blog onde conto meu dia a dia com meu filho que tem Transtorno Desafiador Opositivo.

Para quem não conhece o que é Transtorno Desafiador Opositivo conheça meu blog onde falo do meu relacionamento com meu filho que tem esse problema. Descrevo nosso dia a dia e logo mais estarei postando entrevista com vários profissionais falando sobre esse assunto.

sábado, 26 de abril de 2014

Tratamento gratuito para quem tem algum tipo de Transtorno - CAPS


Percebi na internet que alguns professores querem ajudar seus alunos que apresentam sintomas de algum tipo de Transtorno e não sabem como fazê-lo. No Brasil existem os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), abaixo peguei uma das definições que existem na internet e que achei que descreve com clareza o que vem a ser. Apesar de o meu filho ser "assistido" por psicóloga e psiquiatra, tenho dificuldade para pagá-los, por isso fui visitar o CAPS de São José do Rio Preto. Eu liguei antes porque o CAPS que você será atendido depende do bairro que você mora. Foi agendada uma data para entrevista com a Assistente Social, fui bem recebida e fiz uma entrevista. Ela fez muitas perguntas e anotava em um papel. O próximo passo seria uma entrevista com um dos profissionais, acho que a terapeuta ocupacional. Eu acabei não voltando para a segunda fase, pois acho que a terapia ocupacional não ajudaria muito meu filho, pois eu o coloquei na aula de música (Projeto Guri - gratuito) e o psiquiatra ele já tem acompanhamento. O CAPS de São José do Rio Preto que eu fui entrevistada foi oferecido para meu filho dois profissionais: o terapeuta e  psiquiatra, não sei se em outras cidades ou Estados outros profissionais como psicólogos, psicopedagogos, etc são oferecidos. Eu tentei achar na internet a informação de quais Estados brasileiros tem CAPS, mas não consegui. Sei que tem em São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe. Assim que conseguir informação, repassarei a vocês. Mas liguem na Prefeitura de sua cidade para se informar. 

Nos sites que falam dos CAPS de Rio Preto, falam de equipe multidisciplinar, então não sei se o CAPS que eu fui era o único que oferecia dois tipos de profissionais ou se no caso do problema do meu filho os profissionais oferecidos eram esses. É preciso ligar e se informar.

O QUE É UM CAPS?
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Núcleo de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida. 

O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

Fonte: http://capsqueimadas-pb.blogspot.com.br/2008/07/caps-oque.html

Abaixo definição de CAPS pela Prefeitura do Rio de Janeiro e site onde informa os endereços e telefones:


Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

 Os CAPS são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. O serviço é diferenciado para o público infanto-juvenil, até os 17 anos de idade, através do CAPSi, e para pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas pelo CAPSad.

O encaminhamento para os CAPS pode ser realizado através de demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, após uma internação clínica/psiquiátrica, ou ainda por indicação da assistência social ou por ordem judicial. O tratamento pode ser feito de forma individualizada ou coletiva, através de oficinas e grupos terapêuticos.

Os CAPS funcionam de segunda a sexta, com atendimento das 8h às 17h. Algumas unidades possuem também acolhimento noturno, durante os sete dias da semana.

A Prefeitura do Rio conta com 13 Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), 4 Centros de Atenção Psicossocial Álcool Drogas (CAPSad) e 7 Centros de Atenção Psicossociais infantis (CAPSi), totalizando 24 unidades especializadas próprias. Outras 3 das redes estadual e federal completam a rede de 27 CAPS dentro do município do Rio de Janeiro.

Endereços e fones dos CAPS do Rio de Janeiro: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/caps


Endereços e telefones dos CAPS na capital, São Paulo:


Endereços do CAPS de São José do Rio Preto:

Em Rio Preto os CAPS são separados entre adultos e crianças. Abaixo endereço e telefone do CAPS para adultos:



Endereço e telefone do CAP para criança em Rio Preto:



Endereço de alguns CAPS nas cidades do Estado de São Paulo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário